Bancos não querem emprestar para empresas, aponta pesquisa do BC

10-11-2015

Compartilhe:

Fabio Graner    

Os bancos foram mais restritivos na oferta de crédito às empresas e assim devem continuar, pelo menos nos próximos três meses. É o que mostra pesquisa realizada pelo BC (Banco Central) divulgada durante entrevista sobre o boletim regional trimestral da autoridade monetária.

Segundo o chefe adjunto do Departamento Econômico do BC, Fernando Rocha, os bancos estão mais preocupados com a conjuntura econômica e com a incerteza em torno da política fiscal e, por isso, estão com menos apetite para emprestar.

O levantamento do BC mostra que as instituições financeiras foram mais restritivas na oferta de crédito para grandes empresas nos três meses encerrados em setembro. Mas devem apertar mais a oferta de crédito às micro, pequenas e médias empresas nos três meses finais do ano. Os indicadores divulgados também mostram menor demanda por crédito por parte das empresas de todos os portes, bem como queda generalizada nas aprovações de operações.

No caso do crédito às famílias, os dados de oferta e de demanda também foram negativos no terceiro trimestre e assim devem continuar até o fim do ano, segundo a pesquisa do BC. Os bancos devem apertar mais a oferta de empréstimos para a compra de casa própria até dezembro e manter baixo o número de aprovações de crédito nessa modalidade.

Indicadores se baseiam em consultas a 46 instituições

Na entrevista do relatório regional, o BC também mostrou que tem havido queda generalizada no setor de serviços neste ano, com maior peso na região Nordeste, que acumula perda de 4% de janeiro a agosto (dado mais recente disponível pelo BC). Essa região tem sofrido mais com o desemprego também (considerando-se os dados da pesquisa mensal do IBGE).

Fernando Rocha destacou que as regiões Sudeste e Sul têm sofrido mais com a perda de dinamismo da indústria, já que o peso do parque produtivo industrial nessas duas regiões é mais elevado. Já a região Centro-Oeste tem sido a maior beneficiada pelo forte desempenho positivo do setor agrícola, tanto que foi a única a ter estabilidade (em vez de queda, como nas demais regiões) no índice de atividade econômica calculado pelo BC nos 12 meses encerrados em agosto. 

Fonte: http://www.fatoonline.com.br/conteudo/11845/bancos-nao-querem-emprestar-para-empresas-aponta-pesquisa-do-bc?or=i-

© 2015 - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por